• Foto do escritorColégio Giordano

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no país em 18 de abril e é dedicado ao fomento da leitura, sobretudo, na escolarização básica infantil.

Dessa forma, essa data recorda a importância do hábito de ler desde cedo visto que o livro é um importante instrumento de cidadania.

Origem da Data

Essa comemoração foi criada em 2002 no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso por meio da Lei n.º 10.402/02.

A escolha da data é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato.

Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.

Segundo ele:

De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.”.

Dentre suas obras infantis, a mais destacada é o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, uma coleção de aproximadamente 25 livros de histórias, escritas entre 1920 e 1947.

Capa da obra "O Saci" de Monteiro Lobato

Algumas histórias da coleção são:

• O Saci (1921)

• Reinações de Narizinho (1931)

• Caçadas de Pedrinho (1933)

• Emília no País da Gramática (1934)

• Geografia de Dona Benta (1935)

• Histórias de Tia Nastácia (1937)

• O Poço do Visconde (1937)

• O Pica-pau Amarelo (1939)

Além de Monteiro Lobato, outros escritores contribuíram para a divulgação da literatura infanto-juvenil no país: Ana Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Lygia Bojunga, Ziraldo, Maria Machado, Tatiana Belinky, etc.

As obras de Monteiro Lobato, entraram para domínio público. Isso, na prática, significa que suas obras agora podem ser livremente exploradas.

Deixamos aqui 3 obras de Monteiro Lobato para serem baixadas, para ler nesta quarentena.