• Foto do escritorColégio Giordano

A Educação Tecnológica e sua importância na aprendizagem do aluno

" Um potencial transformador, com um leque infinito de informações que podem efetivamente se transformar em caminhos para aprendizagem"

Não podemos deixar de notar que a atual geração de estudantes já nasceu conectada. Jovens que, segundo pesquisas, passam quase nove horas por dia na internet, seja jogando, ouvindo música, compartilhando notícias ou assistindo vídeos no YouTube.

Por mais que possam distrair ou causar falta de atenção nas aulas, as ferramentas digitais, entretanto, podem ser utilizadas a favor da escolaridade, pois possibilitam o desenvolvimento de metodologias de educação tecnológica estimulantes que engaje os alunos.

Sabendo disso, hoje, a tecnologia está cada dia mais atrelada ao universo escolar, diversificando e ampliando os alcances acadêmicos dos indivíduos. A maioria dos professores, cientes da importância que os instrumentos digitais têm para os jovens, busca as melhores estratégias de ação para implementá-la na sala de aula.

Por que desenvolver uma educação tecnológica?

Pesquisas científicas já confirmaram que a utilização da tecnologia facilita a aprendizagem escolar. As ferramentas tecnológicas, além de auxiliar o professor nas atividades realizadas em sala de aula, estimulam os alunos a buscar novos conhecimentos e a se socializarem com os recursos e colegas.

A educação tecnológica pode transformar assuntos mais complicados em algo útil e simples, apenas acessando, por exemplo, páginas que exemplificam o que está sendo ensinado. A absorção das novas tecnologias nas aulas poderá, ainda, aumentar a participação, a criatividade, a proatividade e o interesse no assunto abordado.

A tecnologia a nosso favor

Ninguém está alheio à tecnologia, pois essa está presente na nossa vida por mais que não queira. Então, é melhor utilizá-la a nosso favor. Ao invés de reclamar contra a utilização de celulares na sala de aula, os professores o utilizam para incentivar a participação dos alunos e introduzir novos valores.

Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas. Um potencial transformador, com um leque infinito de informações que podem efetivamente se transformar em caminhos para aprendizagem.

Uso da Tecnologia previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina as diretrizes do que deve ser ensinado nas escolas em toda a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio.

E a tecnologia possui um papel fundamental na BNCC, de forma que a sua compreensão e uso são tão importantes que um dos pilares da BNCC é a cultura digital e como ela deve ser inserida no processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo de a tecnologia ser trabalhada na Educação Infantil é estimular o pensamento crítico, criativo e lógico, a curiosidade, o desenvolvimento motor e a linguagem. Já no Ensino Fundamental, os alunos devem ser orientados pelos professores para que eles consigam usufruir da tecnologia de forma consciente, crítica e responsável, tanto no contexto de sala de aula quanto para a resolução de situações cotidianas.

Em atenção ao caráter normativo que a BNCC propõe, o Colégio Giordano a partir de 2020 incluirá em sua grade curricular desde o Maternal até a 3ª série do Ensino Médio a EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA — ROBÓTICA, tendo como parceiro uma das mais renomadas empresas atuantes no país: VIA MAKER, que traz um programa que contempla as diretrizes da "BASE", composto por aplicação de métodos, cuja aprendizagem está interligada ao ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática no Currículo Escolar.